Qual a diferenca?
05/03/2010 14:56A definição ao pé da letra vem do livro Pequeno Dicionário de Gastronomia, de Maria Lúcia Gomensoro, da editora Objetiva.
"Carne-seca: conhecida também como charque, carne-do-ceará ou jabá, tem uma salga mais forte que a carne-de-sol. É seca também ao sol e ao vento ou através de estufas apropriadas. Contém apenas 10% de água. Colocada em água para dessalgar, perde grande parte de suas substâncias nutritivas. É muito utilizada, principalmente no Nordeste do Brasil. No Sudeste, entra no preparo da Feijoada."
"Carne-de-sol: alimento muito popular no Nordeste do Brasil, é uma carne salgada e seca ao sol e ao vento que mantém a cor avermelhada. Tem salgação mais leve que a da carne-seca. Deve ser consumida no máximo uma semana depois de curada. Antes de ser utilizada, deixa-se de molho por algum tempo, com sua água, sendo trocada várias vezes. É também chamada de carne-de-vento e carne-do-sertão."
Desfeita a confusão e com o significado na ponta da língua, vamos agora para as dicas da nossa culinarista, Lígia Campos, para o preparo.
"Para dessalgar é preciso um dia de antecedência. Lave bem a carne e deixe de molho em água abundante durante toda a noite. Para dessalgar com mais facilidade é melhor cortar a carne em pedaços não muito pequenos. No dia seguinte, dê uma fervidinha para finalizar o processo. Escorra a água e prepare de acordo com a receita escolhida".
Lígia ainda avisa que é mais fácil encontrar a legítima carne-seca em casas especializadas em venda de produtos do Norte. "As carnes costumam ficar expostas penduradas no meio da loja. Mas não tem perigo, não. Pode comprar sem medo".
Prev: Dicas de Gourmand
———
Voltar